Estou usando produtos da Baims há quase sete meses, aproximadamente seis dias por semana. Comecei no início de setembro de 2016, com o Corretivo Ultra-Hidratante nas cores Secret (02) e Light Touch (01) e uma amostra do BB Cream 4 em 1 na tonalidade Medium (02) (mais detalhes sobre esses itens em “Resenha: Corretivo Ultra-Hidratante, Base Excellent Skin e BB Cream 4 em 1, da Baims”); em meados do mesmo mês fiz uma encomenda que incluía o Primer Velvety Skin e o o BB Cream 4 em 1 em tamanho normal, e no final de novembro comprei também a Base Mineral Compacta na cor Medium (02).
Primer Velvety Skin e Base Mineral Compacta na cor Medium (02), da Baims Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas] |
Fiquei muito satisfeita com a tonalidade da Base Mineral Compacta, o seu bom controle do excesso de oleosidade da pele e o aspecto natural que ela traz ao rosto. Com fórmulas 100% naturais, com ingredientes orgânicos, os produtos da marca são maquiagens veganas, minerais e certificadas pelas instituições Ecocert, PETA, The Vegan Society, PEA e FSC.
Tudo isso me inspirou a fazer uma série de testes, e assim descobri que o Primer Velvety Skin e a Base Mineral Compacta são os meus cosméticos ideais para utilizar em conjunto com filtros solares físicos, totalmente naturais e sem nanopartículas. Os protetores que uso há anos são da marca norte-americana Badger — meu favorito atualmente é o SPF 30 Kids Sunscreen Cream (esse é um link afiliado, saiba mais em “Loja virtual: iHerb”). Se por um lado esses filtros possuem composições menos nocivas para as pessoas e para o meio ambiente, por outro lado podem deixar a pele com uma aparência esbranquiçada e oleosa (principalmente no calor do verão aqui do Rio de Janeiro), e o Primer Velvety Skin faz com que a pele permaneça mais sequinha, além de facilitar a aplicação do protetor solar, ao mesmo tempo em que a Base Mineral Compacta devolve a sua tonalidade original.
Base Mineral Compacta na cor Medium (02) e Primer Velvety Skin, da Baims Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas] |
PRIMER VELVETY SKIN
As maquiagens da Baims não contêm derivados de petróleo (como óleo mineral e parafina), conservantes nocivos (como parabenos e formol), metais pesados (como chumbo e mercúrio), polietilenoglicóis (PEGs), triclosan, silicone, sulfatos, cloridrato de alumínio, acetato de tocoferol, talco, transgênicos (OGMs), nanopartículas, produtos de origem animal, fragrâncias sintéticas e nem corantes artificiais. Além disso, é a primeira linha de maquiagem formulada com BBA (BioBehenic Active), um ativo derivado da semente de pracaxi orgânico (Pentaclethra macroloba), com ação clareadora e propriedades anti-idade comprovadas em explantes de pele humana.
O ingrediente em destaque no Primer Velvety Skin é o óleo de buriti orgânico, escolhido pela marca por seu poder antioxidante, com propriedades cicatrizantes, regeneradoras, emolientes e hidratantes. A lista completa de ingredientes está anotada abaixo — 100% natural, vegana e cruelty-free, e 51% orgânica. A tradução para o português é dada pela própria marca.
Caprylic/capric triglyceride**, silica, cera de carnaúba (Copernicia cerifera)*,
óleo de semente de girassol (Helianthus annuus), óleo de buriti (Mauritia flexuosa)*, óleo de babaçu (Orbignya oleifera)*, óleo de açaí (Eeuterpe oleracea)*, óleo de pracaxi (Pentaclethra macroloba)*, extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis), tocopherol (vitamina E natural).
* Proveniente de produção orgânica.
** Transformado a partir de ingredientes orgânicos.
100% do total dos ingredientes são de origem natural.Na minha opinião, o Primer Velvety Skin praticamente equivale a um sérum acrescido de sílica, diante da sua composição, da sua textura e da sua atuação. Vai além de sua função de maquiar. Tem rápida absorção e efetivamente melhora a pele, tornando-a muito aveludada, e atenuando linhas finas, rugas e poros dilatados. No meu rosto, os poros dilatados do nariz são grandes, e mesmo assim ficam menos perceptíveis com esse primer.
51% do total dos ingredientes são de origem orgânica.
Ele realmente faz diferença na aplicação e na durabilidade da maquiagem — e também de filtros solares físicos, que ficam distribuídos de modo mais uniforme e menos brilhante. Em dias bem quentes, a oleosidade do meu nariz pode acabar reaparecendo em algum momento, mas sempre num grau muito menor do que ocorreria se eu não estivesse utilizando o produto.
É indicado para todos os tipos de pele. Em rostos muito oleosos, ele dispensa o uso de hidratante; quem tem pele muito seca deve utilizar um hidratante antes. Minha pele é mista, e gosto de borrifar um tônico facial ou um hidrolato na face imediatamente antes de aplicar o primer. Passar o produto na pele ainda úmida do banho é outra alternativa para manter um bom nível de hidratação. Nos dias frios, uso hidratante somente nas bochechas, e muitas vezes nem isso, se eu for passar o BB Cream 4 em 1 em seguida.
O aroma é neutro e a consistência é de óleo vegetal, com uma coloração alaranjada (mas que não tinge a pele). A sensação no rosto é bem sequinha, nada pegajosa. Toda vez que vou usar o produto, agito bastante a embalagem — faço isso com todos os cosméticos líquidos.
Vem numa bisnaga flexível, de plástico preto, com uma tampa de bambu muito bonita, selada com um pequeno adesivo, e dentro de uma caixinha preta, de papel certificado pelo FSC, com a parte interna estampada. O Primer Velvety Skin que estou usando tem validade até outubro de 2018 e custou R$ 119,00. O rendimento é excepcional, pois é necessário passar apenas uma camada bem fina mesmo.
A Baims oferece 10% de desconto em todas as maquiagens (os pincéis não entram) para os leitores do blog: basta digitar o cupom TANTASPLANTAS na página de checkout da loja virtual.
ATUALIZAÇÃO, 26/04/2018: No início de 2018, a embalagem desse produto passou a ser de bambu, com sistema airless.
BASE MINERAL COMPACTA
Devido à minha pele mista e ao uso razoavelmente frequente de filtro solar, me interessam muito as maquiagens em pó, tanto solto quanto compacto. A Base Mineral Compacta me agradou principalmente pela ótima absorção do excesso de oleosidade da pele e pelo acabamento aveludado e nem um pouco pesado. O pó é extremamente fino e fácil de espalhar, e deixa a pele confortável, sem ressecamento.
Nos últimos tempos, estou pegando mais sol do que antes, por isso optei pela cor Medium (02). Há outras duas tonalidades disponíveis: Light (01) e Medium Dark (03).
A cobertura é média e pode ser intensificada com mais camadas. Prefiro usar só uma camada, apenas para equilibrar a tonalidade do rosto, sem deixar a maquiagem tão evidente. Passo a base no pescoço e nas orelhas também. Quando o clima está bem quente, a oleosidade do meu nariz pode ir reaparecendo em certo momento, mas sempre num grau muito menor do que ocorreria se eu não estivesse utilizando o produto.
A composição completa está copiada logo a seguir — 100% natural, vegana e cruelty-free, e 18% orgânica. Contém amido de milho orgânico e uma grande variedade de óleos vegetais orgânicos benéficos para a pele: babaçu, açaí, buriti, pracaxi, macadâmia, damasco, abacate e karanja, além de manteiga de karité também orgânica. A tradução para o português é dada pela própria marca.
Submica FL (mica), amido de milho (Zea mays)*, CI 77891 (titanium dioxide), CI 77492 (iron oxides), zinc stearate, phytosqualane, CI 77491 (iron oxides), lauroyl lisine, caprylic/capric triglyceride**, lauryl olivate, óleo de babaçu (Orbignya oleifera)*, óleo de açaí (Eeuterpe oleracea)*, óleo de buriti (Mauritia flexuosa)*, óleo de pracaxi (Pentaclethra macroloba)*, óleo de macadâmia (Macadamia ternifolia)*, manteiga de karité (Butyrospermum parkii)*, óleo de semente de damasco (Prunus armeniaca)*, óleo de abacate (Persea gratissima)*, óleo de karanja (Pongamia glabra), silica.
* Proveniente de produção orgânica.
** Transformado a partir de ingredientes orgânicos.
100% do total dos ingredientes são de origem natural.Quem é detalhista poderá notar um leve risco vertical no lado direito da Base Mineral Compacta, na segunda imagem. Foi causado por mim mesma, sem querer, quando estava arrumando os produtos para fotografar. Por falar em acidentes, a primeira Base Mineral Compacta que encomendei chegou com uma pequena rachadura, no meio do quadrante superior direito. Entrei em contato com a marca somente para comunicar essa eventualidade, que acredito que tenha acontecido em trânsito. A postura da empresa foi extremamente positiva: recebi uma resposta por email, pedindo uma foto, que seria depois encaminhada para a fábrica; após esse procedimento, me enviaram uma nova unidade do produto, que chegou perfeita, como aliás todos os demais itens da Baims que já comprei. Me senti muito bem-atendida, ao ver que a alta qualidade do trabalho da empresa se estende verdadeiramente ao pós-venda também.
18% do total dos ingredientes são de origem orgânica.
Assim como a grande maioria das maquiagens da Baims, a Base Mineral Compacta apresenta um cheiro neutro. A base vem num elegante estojo preto, de plástico fosco, lacrado com um selinho, e dentro de uma caixinha preta, de papel certificado pelo FSC, com a parte interna estampada. O espelho é grande, muito útil, e a embalagem fica bem fechada. Estou vendo que cada unidade vai durar pelo menos 5 meses comigo, utilizando-a quase todos os dias. Comprei com desconto de Black Friday; o preço normal é de R$ 115,00, por 9g de produto. Veio com validade até outubro de 2018.
A Baims oferece 10% de desconto em todas as maquiagens (os pincéis não entram) para os leitores do blog: basta digitar o cupom TANTASPLANTAS na página de checkout da loja virtual. Aproveite!
Mais informações sobre a marca podem ser encontradas em “Resenha: Corretivo Ultra-Hidratante, Base Excellent Skin e BB Cream 4 em 1, da Baims”.
ATUALIZAÇÃO, 26/04/2018: No início de 2018, esse produto mudou de nome, passando a se chamar Pó Mineral Compacto, e pode ser adquirido também em versão refil, a ser utilizada numa nova embalagem, feita de bambu.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
LEIA TAMBÉM:
“Resenha: Corretivo Ultra-Hidratante, Base Excellent Skin e BB Cream 4 em 1, da Baims”
“Resenha: stain para lábios e rosto Mocha Rose Stain e spray aromaterápico Mauka Space & Body Spray, da Indigo Elixirs (Série Havaiana)”
“Resenha: óleo corporal Violetta Body Oil e loção de limpeza facial Liquid Clay Cleanser, da Isa’s Restoratives”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: Batom Violeta Nude Matte, da Alva”
Oi, Michelle. Eu já conhecia e acompanhava o seu trabalho há algum tempo, mas agora que os meus produtos de maquiagem tradicionais estão, finalmente, acabando e posso fazer a mudança para a beleza natural, os seus posts são ainda mais úteis.
ResponderExcluirMinha dúvida, no entanto, tem menos a ver com os produtos em si e mais com a sua rotina. Você disse que achou o combo primer + base compacta mais útil para sua rotina com os protetores solares físicos.
Eu também os uso e fiquei com dúvidas sobre a sua rotina. Você pode me explicar como funciona? Você lava o rosto, aplica o tônico, o primer, só então o protetor solar e, por fim, o resto da maquiagem?
Muito obrigada pela ajuda! Seu blog e suas resenhas são espetaculares :)
Oi, Tainan, antes de tudo queria aproveitar para falar que a Base Mineral Compacta mudou de nome, passando a se chamar Pó Mineral Compacto, e agora pode ser adquirida também em versão refil, a ser utilizada numa nova embalagem, feita de bambu. O Primer Velvety Skin também mudou para uma embalagem de bambu, com sistema airless.
ResponderExcluirA ordem que uso para aplicar os produtos seria exatamente essa que você descreveu: lavo o rosto no banho, aplico o tônico, o primer, em seguida o protetor solar e, por fim, o resto da maquiagem. Quanto à maquiagem, de dia costumo usar só o pó mineral compacto e um batom e/ou protetor labial colorido; eventualmente uso corretivo antes do pó e uma sombra muito discreta, de vez em quando blush também. E gosto de usar o BB cream quando não passo o protetor solar.
Muito obrigada pelo seu comentário tão gentil! :)
Olá, Dani, o Pó Translúcido Mineral tem uma proposta de dar um efeito iluminado na pele (eu também não sou muito fã desse tipo de acabamento), mas esse não é o caso do Pó Mineral Compacto, que tem um acabamento mais matificado.
ResponderExcluir